Água pura na indústria Farmacêutica
O objetivo de um sistema de água na indústria farmacêutica é produzir água livre de bactérias que atenda ou exceda os padrões de pureza exigidos.
Os sistemas de água usam vários filtros para proteger os componentes do sistema e garantir que a água dispensada para uso esteja isenta de bactérias e da maioria dos outros contaminantes de partículas.
Os sistemas WFI que utilizam destilação juntamente com sistemas de armazenamento e distribuição que são mantidos a temperaturas elevadas não necessitam de filtração adicional.
Por que?
Porque uma vez que a água foi tornada estéril e é mantida num estado estéril com calor.
No entanto, os sistemas de Água Purificada podem utilizar calor ou filtração como a etapa final de tratamento durante a distribuição para os pontos de uso.
Alguns sistemas também podem utilizar luzes UV para o controle de bactérias e instalar filtros após as unidades para capturar os debris celulares.
Devido aos muitos possíveis pontos de entrada para bactérias em qualquer sistema, a filtração final utilizando filtros de membrana de Grau Farmacêutico (também chamados de grau esterilizante) será frequentemente utilizada em sistemas de água farmacêutica à temperatura ambiente no ponto de uso.
Os filtros típicos de grau esterilizante usados em sistemas de água são classificados para remover partículas e bactérias com tamanho de 0,22 ou 0,1 mícron.
Por isso, A IFS oferece diversos produtos para atender aos requisitos de redução de bioburden e esterilização por filtração.
Os filtros biofarmacêuticos são filtros fabricados com membranas simétricas ou assimétricas de polietersulfona (PES), difluoreto de polivinilideno (PVDF) e Nylon 6,6.
Quer saber mais?
Leia nosso artigo sobre Filtração na Indústria de Vinhos e Espumantes: Vinhos e Espumantes